Tarântula-rosa


Nome comum: Tarântula-rosa
Nome Científico: Grammostola rosea
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Habitat: Encontram-se no Chile, na Bolívia e na Argentina, em zonas áridas e semiáridas.


Identificação
Medem cerca de 6 cm de comprimento e cerca de 12 cm de amplitude máxima das patas. O exosqueleto apresenta coloração variável em tons de castanho, cinzento e rosado ou avermelhado, podendo apresentar marcações rosadas no cefalotórax e nas patas. Estas tarântulas possuem pêlos urticantes, no abdómen, que soltam em caso de ameaça.

Hábitos
São artrópodes de hábitos terrestres, nocturnos e nómadas, que se abrigam em buracos no solo; estes são encontrados disponíveis ou são escavados pelos próprios indivíduos e revestidos por uma fina camada de seda. Caçam por emboscada, usando o seu veneno para paralisar as presas. As tarântulas são incapazes de digerir o alimento internamente; por isso, injectam os sucos digestivos para o interior da presa e sugam, posteriormente, os produtos da digestão.

Alimentação
Alimentam-se de invertebrados.

Reprodução
É uma espécie ovípara. Durante o acasalamento, os machos ficam particularmente vulneráveis à predação por parte das fêmeas; por isso, nestes, o primeiro par de patas tem um esporão cuja função é manter afastadas as quelíceras das fêmeas. Cada postura pode ter de 100 a 250 ovos. O período de incubação é de cerca de três a quatro meses. Os machos atingem a maturidade por volta dos três a quatro anos de idade e as fêmeas por volta dos cinco a seis anos.